segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eleições 2010 - pior do que tá, fica?

Ainda me sinto assim no Brasil

Eu sei, eu sei. Estou devendo a continuação da minha viagem. Ela virá. A verdade é que estou muito ocupado ultimamente e com muitas coisas na cabeça, e quando aparece uma folguinha prefiro dormir ao invés de escrever. Mas isso passará.

Ontem, por exemplo, foi cansativo. Apesar de não ter exercido meu direito de cidadão - não fui até Roma votar porque não havia me cadastrado - fiquei satisfeito com o resultado parcial da eleição pra presidente. Mesmo se a Dilma ganhar, creio que o segundo turno seja mais saudável pra democracia brasileira. A crença de que estava tudo garantido pro PT poderia alimentar um monstro ainda escondido, mas que volta e meia entrevíamos seu rabo saindo das trevas. E não era o rabo da mulher melancia.

Enquanto eu navegava, me atualizava a respeito de tudo que aconteceu na campanha eleitoral. Mesmo um pouco atrasado, deu pra ter uma idéia geral. Inclusive das lambanças do Tribunal Eleitoral. E da horda de corruptos que insiste em voltar. Em uma conversa muito construtiva com meu primo Eduardo via MSN, destacávamos as aberrações eleitorais em todo o país, como os futebolistas Danrlei, Bebeto e Romário, o boxeador Popó, Garotinho, ACM Neto, Roseana Sarney, Zoinho (quem?), Wagner Montes, Ratinho Jr e o mais votado pra deputado estadual da Paraíba, Toinho do Sopão.

Nessas trocas úteis de informação, lembrei-me de quando ainda era bancário na cidade de Ibiporã, onde foi eleito para vereador o catador de papel Beiçola. Ele ia retirar o seu salário no meu caixa, e em seguida bebia tudo nos bares da cidade. Mas com certeza, bebia com muito mais classe, com todo o respeito que um excelentíssimo senhor político merece. Uma beleza.

Mas voltando, gostei do desempenho da Marina Silva, é uma nova alternativa o crescimento do PV. Mesmo sendo ela cria do PT. Na verdade, a minha filosofia é: "Si hay gobierno, soy contra. Si no hay gobierno, tambien soy". No Brasil é um perigo apoiar governos. E como os partidos são uma bagunça, quando voto escolho o candidato analisando pessoa por pessoa, e não de acordo com uma pretensa e inexistente ideologia política.

Enfim. O Tiririca, se tudo der certo, será impugnado. E também cancelados os ficha-suja. Esperemos. "A esperança é a única que morre", já disse algum sábio filósofo. E que minha sogra não se chame Esperança.

Mas o que mais gostei do dia de ontem não tem nada a ver com eleições. Enquanto falava com minha irmãzinha que estava fazendo aniversário, perguntei como ela estava se sentindo agora, no alto de seus nove anos. Eis a resposta:

- Eu to me sentindo mais independente!


É uma figura, a mocinha.

***

Espero voltar em breve com a continuação das aventuras na Europa. Se tudo der certo e nada der errado. Até.

5 comentários:

  1. auhauhaua. porra alemão, very good! bah, a criançada faz eu se divertir..eueheuhe. achei q ja ia ser pai hoje, fomos pro hospital e tudo, mas era alarme falso.. a cris tomou soro, e a laura levou a bolsa do soro vazia para colocar nas bonecas..auhahaua. poi zé, sobre as eleições, caraca, acho que não tenho nada a declarar, você disse tudo. enfim, respondendo à pergunta do teu título, acho que sempre é possívle piorar o impiorável. porém, todavia, contudo, gostei mais do resultado geral dessas eleições do que da última, pelo menos aqui no RS. e acho que se a marina tivesse o mesmo tempo na televisão, e as mesmas condições $$ de serra e dilma, ela seria eleita no primeiro turno. é isso alemão. já q nao resolveram a parada no primeiro turno, vou ter que sair de casa no dia 31... euheheuhe. abraço

    ResponderExcluir
  2. poha... escrevi um baita comentário e na hora de enviar minha internet caiu... ¬¬

    vou tentar lembrar o que escrevi, mas nunca sai igual ao original...

    enfim... sou um revoltado com a política e escrevi um texto na madrugada de domingo, explicitando isso...

    tu falou aí o nome de muitas "joinhas" que se elegeram, mas pelo menos teve alguns que ficaram de fora...

    enfim... acho que além do Tiririca (o mais votado, vê se pode...) outro fato lamentável é o 2º turno que vai ter no Distrito Federal. Não pelo 2º turno em si, pq como tu falou, até pode ser melhor para aprofundar o debate (leia-se promessas) e tudo mais, mas sim pela ida da Wesliam Roriz pro 2º turno. É um absurdo... se puder, procura noticias sobre o caso e um video dela no debate pro 1º turno. Sinceramente, não dá pra entender como ela teve tanto voto... ¬¬

    mas a política é assim... e por isso mesmo que eu não gosto... hehe...

    enfim, acho que era isso... ficou beeem diferente do comentário original, mas acontece... paciência... hehe

    vamos ver se consigo enviar esse... se tu estiver lendo, é porque eu consegui... hehe...

    abraço aí manolo! o/

    ResponderExcluir
  3. Heloise sem duvida é uma figura
    Esperança é a ultima que morre, não tem jeito de escapar do clichê

    ResponderExcluir
  4. Hehehehehe! A coisa tá ôsca e vai dar vinagre!
    Entrou brita na caixa e emperrou tudo!
    Mas não se assustemo de fantasma sem vê a estampa, o ruim como diz Dudu, é que eles conseguem piorar o impiorável.
    A Heloisa é a única criança, que eu conheço, que fala um português escorreito, com todos os efes e erres, todas as virgulas e pontos por culpa de sua mamâe. Aliás todos vocês foram assim, acho um pouco de sadismo maternal isso, sei lá... hehehehe. Mas o resultado tá aí, filho escritor.

    ResponderExcluir
  5. PÔ, acabaram comigo, me chamando de sádica....

    ResponderExcluir

Falhe conosco