segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O exército de um homem só

Faleceu ontem o grande escritor Moacyr Scliar. Posso afirmar que sou um grande leitor seu, graças a meus 1,87 m de altura, mas infelizmente, referindo-me à estatura da sua obra e não à minha, não cheguei a ler 10% de seus livros.

Com mais de 80 publicados, bastariam 8 para atingir essa meta. Eu devo ter lido uns 5 ou 6. Aos poucos devo remediar isso. Ontem mesmo, li um que estava na minha pequena biblioteca há anos - muitos anos. Mês de cães danados, chama-se. Assim como O exército de um homem só, também de Scliar, foram dois dos muitos livros que li graças a referências na obra musical dos Engenheiros do Hawaii. Mês de cães danados fala sobre as aventuras de um filho bastardo de um fazendeiro, nos tempos da renúncia de Jânio Quadros.

Scliar tinha o dom da escrita. Sabia escrever histórias inteligentes, críticas e divertidas ao mesmo tempo. Mas dos três livros que possuo, o meu preferido é, certamente, A mulher que escreveu a Bíblia. Um dos seus livros mais aclamados ainda não tive a oportunidade de ler: O centauro no jardim rendeu vários prêmios nacionais e internacionais ao escritor, e foi parar na lista dos 100 melhores livros do mundo inteiro de todos os tempos sobre a temática judaica.

Não conheci Scliar pessoalmente, nem nunca troquei emails com ele, como o fez meu primo Eduardo, portanto nada posso falar de sua pessoa. Mas o que todos relatam é um homem generoso e simples. Assim como seus livros.

Scliar é imortal de verdade. Mas nessas horas me pergunto: porque não o Sarney?

3 comentários:

  1. porra alemão, quer matar nosso senador? auahuahua. mas falando serio agora, bah, esse do mes dos caes danados o juremir machado da silva tb elogiou na coluna dele no correio do povo, eh um dos q ainda quero ler. e eu, apesar d ter trocado emails e ter conhecido ele pessoalmente (entrevistando) só tenho o "lingua de tres pontos". mas isso eh algo q tb o tempo pode remediar. falow alemao!

    ResponderExcluir
  2. Triste perda pra literatura brasileira.

    Meu pai é gaucho e quando adolescente li alguns livros do Scliar.

    Também resido na Italia e tenho este blog sobre a verdadeira vida na Italia, cujo ultimo post é sobre Geddaf e Italia.
    Abraço

    Druida

    ResponderExcluir
  3. Eu li mais que os dois, todos esses que voces citaram e mais alguns. Sem dúvida, um grande escritor e sou um grande fã seu (não pela altura, pelo peso, Zara), também não o conheci pessoalmente, mas pelo menos o vi de pertinho, quando ele veio à minha escola e foi entrevistado pelas crianças. E aí se pode ver a generosidade, simpatia e simplicidade desse homem, ninguém ficou sem resposta deu atenção a todos.
    Grande perda.

    ResponderExcluir

Falhe conosco: