terça-feira, 27 de julho de 2010

Ah, o verão!


Aqui na Europa agora é verão. Enquanto falo com a família que por telefone se lamenta do frio, estou no meu quarto com o ventilador ligado, a janela escancarada e bebendo litros e litros de água gelada. Momentos esses alternados com pequenas viagens à praia. Ah, sim, e também o trabalho.

Mas não vim aqui falar sobre isso, ou somente isso. A verdade é que deixei meio de lado tudo que estou fazendo ou planejando fazer na vida pra me concentrar no planejamento das minhas férias de verão.

Serão quinze dias mochilando de trem pela Europa (o verbo mochilar é muito interessante, diga-se de passagem. E é inexistente nos dicionários). O roteiro é indefinido, porque comprei o Interrail, uma passagem única que me permite andar por todos os países que eu quiser ou conseguir em quinze dias. Pra quem se interessar, existe também o Eurail, para quem não é residente na Europa.

A única coisa que sei é onde começo a viagem e alguns pontos de referência, mas todos sujeitos à mudança, de acordo com o meu humor e de outros fatores que estão acima da minha compreensão. A verdade é que uma viagem dessas há anos, muitos anos eu queria fazer, mas só agora consegui me organizar.

Começo pegando um avião de Pisa até Bruxelas na Bélgica, depois outro até Estocolmo na Suécia, de onde inicia a contagem dos 15 dias de trem. Uma vez ali, vejo o que faço da vida. Mas a idéia nessas duas semanas é conhecer também, no mínimo, Copenhague na Dinamarca e Berlim na Alemanha. Se der tempo, Praga na Rep. Tcheca, Budapeste na Hungria, as montanhas Tatra (divisa entre Eslováquia e Polônia) e um ponto perdido dos Alpes suíços. Sem contar as paradas no meio do caminho, os contratempos, as mudanças de plano de última hora, os zilhões de fotos, alguns souvenirs, sol, chuva e cervejas várias.

Queria muito poder atualizar o blog à medida que passasse pelas cidades, mas os 2 kg do notebook podem ser importantes pra dar alguma folga pras minhas costas, se deixados em casa. Tentarei manter um diário de bordo escrito (sim, ainda é possível escrever com papel e caneta!) com minhas percepções da bagunça de culturas e línguas em que vou mergulhar e, se for aproveitável, publicarei aos poucos no meu retorno. Com fotos, óbvio.



E talvez um pouco de ficção no meio, pra ficar mais legal.

Então não se assustem se eu demorar pra retornar a essas paragens. É por um nobre motivo.

A gente se fala!

G.

8 comentários:

  1. Porra alemão. Boa viagem! Da um trato nas tchecas..
    Ah, e aqui, qdo falo no msn com o pessoal do nordeste, eles tb tao com ventilador..ahauha.
    faloww aeh alemão, ve se vai nas casas de família pra ver a variedade de país para país..

    ResponderExcluir
  2. ê vidão só viaja hein?
    sobre o pulp fiction agora voce pode assistir sem pressao, voce pode assistir e achar que ja viu em algum lugar, mas na verdade foi apenas uma tentativa de fazer algo semelhante. vai gostar.
    até hoje não senti vontade de assistir benjamim button e olha que tive chance

    ResponderExcluir
  3. Fiz algo parecido com isso, em menor escala, saí num fusca de POA pras praias, meio sem rumo com uma barraca e família. Foram as melhores férias que tive! Boa sorte e cuida bem das tchecas! KKKK

    ResponderExcluir
  4. Divirta-se, mas não deixe de fazer o diário da viagem.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. é... Sou zoroastra achei isso meio estranho e tenho certeza que é tudo culpa daquele livro de ateu assim falou zaratustra, livro ridiculo é esse zaratustra q falhou né, ou será que foi o fundador do monoteismo zaratustra, no ano 600 AC?

    ResponderExcluir
  6. Anonimo: Nao entendi nada do que vc disse.

    ResponderExcluir
  7. E daeee... 1ª vez que comento aqui no teu blog, manolo...

    mas já li esse texto há algum tempo, acho que foi logo que tu escreveu, porque não tinha coments ainda... hehe

    no dia não comentei, mas achei mt boa a ideia... poxa... fazer uma viagem assim deve ser maravilhoso mesmo... imagina o tanto de história pra contar... hehe

    mt legal... boa sorte no restante, pois suponho já ter começado...

    abraço aeee!

    ResponderExcluir

Falhe conosco: